Saturno em Oposição

Publicado: 13/06/2011 em Fimes que marcaram

 Filme de Fernan Ozpetek, Saturno Contro é uma co-produção franco-italiana-turca de 2007, atualmente em cartaz no Cine SESC-SP

Talvez pela sua beleza, talvez porque fazia tempo que eu não ia ao cinema, tá difícil traduzir o bem que esse filme me fez… Além de belo e envolvente, os atores são muito bons, e também esbanjam beleza.

Saturno em Oposição faz lembrar que é possível – vertiginoso, mas possível – atravessar abismos. E nessa travessia, naqueles trechos em que o chão parece que se alarga um bocadinho, nada melhor do que companhia: companhia de amigos.

Amigos que estabelecem conosco um laço que mais parece de família. Família “escolhida”, e não, “engolida”. Gente que se ama e se acompanha e vibra junto e sofre junto e sabe fazer silêncio junto, e se desloca junto para o insólito, se necessário, e se une pra valer na hora do aperto.

Será que, semelhante ao efeito de alguns bons filmes românticos, saí acreditando que esse tipo de solidariedade e amizade acontece ainda para além das telas? Estarei eu iludida, como de hábito?

É certo que, com as vidas ocupadas e o cansaço que nos acompanha, mal encontramos nosso amigos. É ou não é?!… Novas “amizades” vão se fazendo na conveniência dos contextos, e aquelas pessoas cuja existência nos faz mais felizes, ficamos por muito tempo sem falar ou ver.

Ontém fui a uma “festa junina”num lindo sítio, convidada por gente querida e acolhedora. Uma noite muito especial por sinal. Mas qual não foi a minha surpresa, ao perceber que os únicos convidados (dentre muitos) que realmente compareceram, fomos eu e o amigo que estava comigo. Que bom que esta ausência em massa em nada prejudicou nossa reunião.

De fato, Saturno, no zodíaco, não é nada romântico. Muito menos se está em oposição a algum planeta ou elemento importante numa carta astrológica. Dizia uma amiga, entendedora dos atros, que Saturno é o “auditor” do zodíaco: por onde passa, exige prestação de contas, o que não raras vezes gera crises lentas e estruturais! Mas Saturno (ou Chronos, se preferirem) é também o construtor, gosta de edificar e fazer durar aquilo que com cuidado se construiu.

No filme, pode-se dizer que a estrutura desse grupo de amigos é radicalmente abalada por um acontecimento trágico. Mas há indícios de que essa estrutura é capaz de se manter, ou se reinventar, pela vontade e reciprocidade de cada um ali. Como num pingue-pongue onde todos jogam…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s